TratamentosFisioterapia Neurológica

ENCEFALOPATIA

Encefalopatia significa doença, dano ou mal funcionamento do cérebro (encéfalo) e pode apresentar um amplo espectro de sintomas, desde leves, tais como perda de memória ou mudanças sutis de personalidade, a graves, como demência, convulsões, coma ou morte. Em geral, ela se manifesta por um estado mental alterado e é por vezes acompanhada de manifestações físicas como, por exemplo, má coordenação de movimentos dos membros.

Quais são as causas da encefalopatia?

As causas da encefalopatia são múltiplas e incluem infecções, anóxia, problemas metabólicos, toxinas, medicamentos, alterações fisiológicas, traumas, dentre outras. Muitas vezes, ela é considerada uma complicação de um problema principal, como cirrose alcoólica, insuficiência renal ou anóxia, por exemplo.

A fisioterapia tem função importante na facilitação do desenvolvimento motor, desenvolvendo reflexos, diminuindo bloqueios, contraturas e deformidades.

O profissional vai auxiliar no desenvolvimento da independência do paciente, facilitando as atividades de vida diária.

O tratamento fisioterapêutico se estende, também, à família, possibilitando a conscientização dos entes, fornecendo orientações e ensinando técnicas para facilitar a integração ao ambiente familiar.