TratamentosFisioterapia Neurológica

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma doença reumática, dolorosa, gera aumento da tensão muscular quando utilizada a musculatura em excesso ou de maneira imprópria. É caracterizada por dores nos tecidos fibrosos como tendões e ligamentos, de uma maneira crônica. Seus sintomas são distúrbios do sono, alterações da sensibilidade, parestesia, edemas subjetivos, edemas, insônia entre outros.

O seu próprio diagnóstico e aspectos clínicos têm sido muito controversos. Várias pesquisas indicam que as anormalidades na recepção dos neurotransmissores são frequentes em pacientes com fibromialgia. Essas alterações podem ser o resultado do stress grave prolongado. A depressão maior e transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de estresse pós-traumático, são comorbidades comuns. A fibromialgia é também descrita como uma forma generalizada de reumatismo extra-articular não-inflamatório, e de origem incerta. Apesar de não se tratar dum transtorno psíquico, embora o stress físico e psicológico e a ansiedade possam incidir sobre isso, alguns especialistas podem enquadrá-la num conjunto diversificado de sintomas que muitas vezes são tratados como transtornos psicológicos, ou como efeitos físicos do transtorno depressivo.

Tratamento

O tratamento da fibromialgia inclui medicamentos e medidas assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional. Por ser uma doença idiopática (de causa desconhecida), a ênfase deve ser dada à redução dos sintomas de dor e na melhora da saúde de maneira geral.

Seu tratamento conta com auxílio do reumatologista, psicoterapeuta, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

A fisioterapia ameniza as dores, provoca relaxamento usando a eletroterapia (Ondas Curtas, Microondas) o Turbilhão, usado com água morna que tem efeito relaxante como os demais recursos eletroterápicos descritos. Além disso, os alongamentos e massagens terapêuticas são usadas para "soltar" os pontos de tensão.

É fundamental que o profissional que realiza a prática conheça os sintomas específicos relacionados à doença e trabalhe de acordo com a situação específica de cada paciente.