TratamentosFisioterapia Ortopédica

Bursite

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A ocorrência de bursite é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril. Mas ela também pode ocorrer nos joelhos, calcanhares e no dedão do pé, além de outras articulações.

A causa mais comum de bursite é a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que possam causar danos às bursas.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento da bursite envolve, basicamente, algumas medidas constantemente sugeridas por médicos, como repouso, aplicação de gelo no local da lesão e o uso de analgésico para a dor. Dependendo do paciente, essas medidas bastam para tratar a bursite.

Em outros casos, são necessários uso de terapia ( fisioterapia), injeções, punção e cirurgias.

Fisioterapia no tratamento da bursite

O tratamento fisioterápico da bursite deve ser realizado diariamente, através de aparelhos anti-inflamatórios e analgésicos, corrente galvânica e microcorrentes que amenizam a dor e a inflamação. Utiliza-se também métodos de alongamentos e técnicas para o aumento da mobilidade das articulações, o repouso e compressas de gelos são também formas de amenizar a dor e auxiliar no tratamento.

Indicação

  • Adultos;
  • Idosos.

Outros tratamentos

Fisioterapia Ortopédica