TratamentosFisioterapia Ortopédica

Tendinite

A tendinite é uma inflamação dos tendões, que são a estrutura que liga os músculos aos ossos, causando dor localizada, dificuldade em movimentar o membro afetado e pode haver um leve inchaço ou vermelhidão no local. Como causada dessa patologia pode estar associado as LERs ( lesões por esforços repetitivos) muitas vezes obtidas no ambiente de trabalho devido a uma jornada excessiva, mantendo por longos períodos a repetição do mesmo movimento e vezes em posturas inadequadas.

Tratamento

O tratamento da tendinite deve ser feito com uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e também com algumas sessões de fisioterapia. Além disso é importante repousar a região afetada para que o tendão tenha a possibilidade de curar.

A tendinite pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas ela é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelho.

O papel do fisioterapeuta atua como índice de prevenção primário ou secundária ( prevenção antes que a patologia se instale, ou durante a instalação da lesão vindo a evitar piora no quadro gerando cronicidade).

Fisioterapia no tratamento da tendinite

O fisioterapeuta atua na reabilitação do indivíduo com está patologia, é muito comum o paciente apresenta dores vezes localizadas em casos mais avançados irradia para outros locais. A atuação gera em manter a força muscular e funcionalidade dessa estrutura para que o indivíduo não venha a ter um comprometimento importante no qual venha a gerar em incapacidade de realizar as atividades diárias ou evoluir a casos mais sérios como a tendinose ( comprometimento total ou ruptura do tendão).

O profissional atua com a eletroterapia, com o aparelho tens (neuroestimulação elétrica transcutânea) gerando analgesia ao paciente, tendo em vista que muitos casos, os pacientes apresentam algias significativas vindo a gerar perda de funcionalidade. São realizados alongamentos e descompressão articular, para evitar a perda da amplitude de movimento e cinesioterapia.

Também é importante o profissional passar orientações a esse paciente para a realização no seu dia- a- dia, como alongamentos podendo ser realizados por 30 min por dia para relaxamento das estruturas, compressas de gelo.

Indicação

  • Adultos.

Outros tratamentos

Fisioterapia Ortopédica