TratamentosFisioterapia Respiratória

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. Este tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão.

É uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil, com 28.220 casos novos em 2016, sendo a principal causa de morte por câncer entre homens e a segunda maior entre as mulheres.

O câncer de pulmão pode ser do tipo metastático, ou seja, aparecer como uma metástase de outro câncer, como o de bexiga ou de mama.

Tratamento

Os tratamentos variam, mas podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia com drogas direcionadas e imunoterapia.

Fisioterapia no tratamento do câncer de pulmão

A fisioterapia respiratória tem grande importância principalmente no efeito reexpansivo do pulmão e na higiene brônquica. Entre as condutas de tratamento, é empregado a cinesioterapia respiratória clássica, que visa a melhora da ventilação e expansão pulmonar e alívio da dispnéia, e é constituída de manobras respiratórias reexpansivas, desobstrutivas e de higiene brônquica.

Indicação

  • Adultos;
  • Idosos.