TratamentosFisioterapia Respiratória

Edema Pulmonar

O edema pulmonar é um acúmulo anormal de líquido nos pulmões, que pode levar à falta de ar.

Geralmente é causado por insuficiência cardíaca, que leva ao aumento da pressão nas veias pulmonares. À medida que a pressão nesses vasos sanguíneos aumenta, o líquido é empurrado para dentro dos espaços aéreos dos pulmões, chamados alvéolos. Esse líquido acumulado interrompe o fluxo normal de oxigênio nos pulmões, resultando em falta de ar.

Tratamento

A prioridade em um tratamento de edema pulmonar é melhorar a capacidade respiratória do paciente, mantendo os níveis de oxigênio controlados.

Em seguida, os profissionais de saúde tentarão mapear a causa do edema e mantê-la sob controle. Tratar a causa é a principal maneira de tratar um edema pulmonar.

Fisioterapia no tratamento do edema pulmonar

A fisioterapia tem um papel essencial nestes casos podendo intervir precocemente sempre que identificar sinais e sintomas de congestão pulmonar como estertores à ausculta pulmonar associados à ortopneia, queda da saturação de oxigênio abaixo de 90%. A intervenção que tende a ter melhor efeito evitando, em alguns casos, até o uso de medicamentos é a ventilação não invasiva.

Indicação

  • Crianças;
  • Adultos;
  • Idosos.